O projeto corintiano. Por que acreditar?

Nunca foi escondido de ninguém que a meta corintiana para o ano que vem é ser campeão da Libertadores. Essa famigerada taça que ainda nos falta no memorial. Até aí, nada de muito relevante, já que o clube almeja este campeonato desde que o mundo é mundo. Porém, muita coisa está diferente desta vez, o que pode realmente transformar um sonho em realidade. Vejamos alguns pontos.

A trajetória
2007 foi um ano a ser esquecido, porém sempre será lembrado. Não acredito que tamanha mudança de mentalidade dentro do clube se daria se o time não tivesse caído de divisão. O Corinthians se planejou, fez uma Série B irretocável, subiu, foi campeão paulista e da Copa do Brasil. Hoje é considerado pela maioria da imprensa esportiva como o melhor time do Brasil, e candidato maior ao título brasileiro deste ano.

Mano Menezes
Já está quase certo. Falta assinar a renovação. Mano Menezes será o técnico do Corinthians no ano do seu centenário. O mesmo técnico que assumiu o combalido Corinthians no fim de 2007, após o rebaixamento. A manutenção do técnico é a parte mais relevante. Mais até que do próprio elenco, que também deverá ser mantido em quase sua totalidade, salvo André Santos e talvez Dentinho, que tem saídas quase certas. Um time assentado, de qualidade e extremamente entrosado. Mano Menezes é responsável pela doação do time em campo e pelas estratégias.

Ronaldo
O Fenômeno já deu a deixa. No programa "Bem, Amigos!" de ontem, praticamente decretou sua permanência no Todo Poderoso, dizendo ser sua vontade, do Corinthians e da torcida. Ele está louco pra disputar uma libertadores e, claro, a Copa do Mundo.

Respeito
Toda a trajetória do Corinthians, desde a Série B, até a conquista da Copa do Brasil, fez voltar o devido respeito ao time alvinegro. Não só isso, mas a credibilidade de um Ronaldo e a administração muito mais correta (não a mais correta) do que as anteriores, com pessoas competentes como um Luis Paulo Rosemberg à frente dos projetos corintianos, abriram e continuam abrindo portas ao Corinthians.

Lula
Muita gente não dava a devida importância para as frequentes visitas do Corinthians ao mandatário nacional. Pois bem, ontem no mesmo programa, Ronaldo deixou escapar a língua, e acabou entregando que Lula está muito mais presente no cotidiano alvinegro que muitos imaginavam. Lula se intera dos projetos, do vai-e-vem mercadológico, e está interessadíssimo em ajudar...

Novo CT
... inclusive tem indicado empreiteiras e construtoras que podem ajudar na construção do Novo CT do Corinthians, que será construído no terreno do Parque Ecológico do Tietê. O projeto contou com a acessoria de pitacos fenomenais, o corpo da comissão técnica, do médico Joaquim Grava, e dizem, terá projeto estético de Niemeyer. Andrés Sanches promete o melhor CT do mundo. Eu acredito que será um dos melhores, sem sombra de dúvidas.

Elenco
Como já dito, tudo indica que o elenco será mantido em quase sua totalidade. Algumas peças saem, outras chegam. Edu foi o primeiro a chegar. Experiente e vitorioso na Europa, volta ao time que o revelou e tem tudo pra ser ainda competitivo. Vontade não falta, segundo ele. Outras peças devem chegar. Algumas pontualmente, outras por oportunidade. A espinha dorsal vai se manter, o que é o mais importante.

Administração
Andrés Sanches está longe de ser uma unanimidade, porém, não se pode negar a transformação no futebol do Corinthians, os números estão a seu favor e os resultados também. O resgate da credibilidade foi fator preponderante para que tudo caminhasse como o esperado.

A torcida
Em meus 27 anos de vida, nunca tinha visto a torcida carregar o time como agora. A credibilidade do time e da administração fazem a torcida pagar preços abusivos de ingressos para jogos e lotar estádios por onde passa. O olhar crítico da torcida segue, mas a mobilização para levar o time corintiano onde a torcida tanto deseja (o topo) é geral e vibrante. É o 12º jogador, como sempre foi, mas com mais força ainda.

A Copa do Brasil
Esta proporcionou uma grande vantagem ao Corinthians. Sabendo desde já que está classificado para a Libertadores de 2010, o Corinthians tem a possibilidade se planejar e traçar toda as ações a serem tomadas para a guerra que será a Libertadores 2010.

Com tudo isso, a conclusão que se chega é que nunca, em 99 anos de existência, o Corinthians teve uma conjunção tão grande de fatores positivos para ser o maior de todos e faturar uma Libertadores.

Se cuidem, C. Ronaldo, Kaká e companhia galáctica. O Todo Poderoso vem aí.


3 comentários:

Postar um comentário

 

Autores

Minha foto

Corinthiano Apostólico Romano, trabalhador do petróleo brasileiro, empreendedor da Santa Querupita Clothing Co., fotógrafo, corredor, mountain biker, Lu Patinadora e apaixonado pela Ilanna.

Apoio