Contribuinte o caraleo!

Eu era feliz e não sabia.

Anos atrás eu me declarava ISENTO no Imposto de Renda. Anos mesmo, tipo uns quatro. Já tem um tempinho que declaro essa merda de IRPF.

Como eu sou aquele tipo desorganizado, eu sofro mais. Deixei para o penúltimo dia pra fazer declarar o que o governo já sabe, só pra tentar arrancar mais dinheiro de mim.

Que fique claro, eu não sonego. Não crucifico quem o faz, mas eu não sonego (até o dia que eu terei que pagar. Aí pensarei no caso).

Bom, mando importar os dados da declaração de 2008. Firmeza, quase tudo preenchido, mando verificar as pendências e... "Aviso: preencher número do recibo da última declaração".

Ok, começo a caçar nos meus arquivos a declaração do ano passado. Nada. Nos papéis, nada. Só tinha o recibo no formado que o programa da Receita gera. Mais nada.

No site da Receita existia uma tal consulta de recibos, mas... claro, estava inoperante no momento. É sempre assim. Quando você realmente precisa de uma coisa, ela nunca funciona. Murphy explica.

Baixei o programa do exercício 2008. Mandei imprimir o recibo. Mas não tenho impressora em casa. Achei que ia rolar uma impressãozinha em TIF, mas nada.

O que fazer? Tentei caçar uma impressora virtual pra usar. Mas meu computador, claro, tava com pau no tal SPOOLER e não rolava.

Instalei o programa de 2008 no Laptop. Mandei imprimir numa tal impressora virtual de XPS. Gerou realmente um arquivo .xps que não abria em porra de programa nenhum. Ótimo, nem queria mesmo!

Saí caçando conversores de arquivos pra converter a porra do XPS em alguma coisa que eu possa abrir. Até que encontrei o CometDocs na internet. Coisa linda de site que converte arquivos de todos os tipos e manda pra gente no e-mail já convertido.

Finalmente consegui visualizar o recibo e ver o número, em imagem.

Salvei aquela merda e enviei pra Receita sem conferir muito, porque já fazia 3 horas que eu estava tentando encontrar a porra do número do recibo.

Como diria o Seu Lili, eu prefiro ter um filho VIADO que um filho declaração de imposto de renda!!


2 comentários:

Postar um comentário

 

Autores

Minha foto

Corinthiano Apostólico Romano, trabalhador do petróleo brasileiro, empreendedor da Santa Querupita Clothing Co., fotógrafo, corredor, mountain biker, Lu Patinadora e apaixonado pela Ilanna.

Apoio