Design[ando]

Por Júnior Valler

Hoje eu estava na Moai Estúdio, dos meus amigos Keko Honorato e Ricardo Bonifácio, zapeando por uns sites de agências de propaganda de Campinas-SP e vi bem o rumo que o Design está tomando pelo menos aqui em nossa região.

Quase todas as agências que visitei virtualmente (e algumas por onde já trabalhei) tem uma área no site, que eles insistem em chamar de design, desde embalagens, o ápice do design, até bulas de remédio, o tipo de coisa que ninguém gosta de fazer, nem de ler.

A questão é que projetar alguma coisa, seja gráfico, produto ou eletrônico, não é fazer direção de arte pra propaganda, mas a maioria das agências de propaganda insistem em colocar um diretor de arte pra criar uma embalagem ou fazer uma revista, e pasmem, eu já fiz isso.

Criar uma embalagem ou revista não é apenas criar a imagem ou ilustração da mesma, ou escolher as cores de acordo com sua psicodinâmica, não é seguir os 4 P’s do Kottler, não é apenas pegar uma imagem bacana do Shutterstock e posicioná-la dentro da faca. Opa, faca? sim, é ai que começa um projeto de verdade, no caso de uma embalagem.

O projeto da faca de uma embalagem é essencial. É ali que vamos saber se as dobras vão se encaixar, se o papel escolhido vai ser suficiente para suportar o produto e, por fim, prever problemas que possam acontecer na hora de imprimir. Esse é o papel do designer. Ele sabe calcular a dobra com a compensação necessária, sabe posicionar as imagens para que formem um painel na gôndola, enfim, o designer projeta do começo ao fim.

Triste é ver que o rumo do design é a agência de propaganda e esta acaba fazendo um trabalho sem projeto, até porquê design não dá tanto retorno financeiro como a mídia de um anúncio em revista ou jornal. Além disso, mais triste ainda é saber que os clientes realmente não entendem o que é design.

--------------------
Junior Valler é designer pós graduado pela Anhembi Morumbi - Laureate, também é diretor de arte e sabe jogar dos dois lados, mas sabe bem a dificuldade do design se desenvolver no Brasil. Seu email é valler@juniorvaller.com


2 comentários:

Postar um comentário

 

Autores

Minha foto

Corinthiano Apostólico Romano, trabalhador do petróleo brasileiro, empreendedor da Santa Querupita Clothing Co., fotógrafo, corredor, mountain biker, Lu Patinadora e apaixonado pela Ilanna.

Apoio