"Olho no Lance!" - O Manifesto

Uma voz rouca cheia de trocadilhos acompanhou desde a infância os malucos por futebol hoje na faixa dos 30. Qualquer garoto que jogava bola na rua nas décadas de 80 e 90 soltava de vez em quando um "Pelas barbas do profeta!!" ou um "Ela foi lá, balançou o capim no fundo do gol".

Sylvio Luiz Peres Machado de Souza, o Silvio Luiz, mais que um irreverente narrador de futebol, é parte da nossa cultura e do folclore futebolístico nacional.

Paulistano, começou cedo no rádio fazendo novela, com incentivo da mãe, a locutora Elisabeth Darcy. Acabou repórter de campo em jogos de futebol, e daí a locutor não demorou muito.

Odiados por um, amado por outros. Fez história com seus bordões sempre traçando um paralelo com outras situações do cotidiano, além de trocadalhos do carilho.

"Vai levantar lá no pagode" - quando algum jogador ia fazer um cruzamento na área adversária.
"Está armando o biombo" - quando o goleiro organizava a barreira em cobranças de falta.

Chegou a levar um chute na bunda, literalmente, de um dos mais desprezíveis "jornalistas" esportivos da TV Brasileira, quem não dou IBOPE nem no blog. Uma falta de respeito tamanha por simplesmente não ter "tirado o chapéu" no programa do corintianíssimo Raul Gil.

Silvio Luiz é um ícone do jornalismo esportivo brasileiro. Um homem de respeito e que merece ser respeitado. Por tudo que fez e por tudo que ainda pode fazer.

Ano passado Silvio foi mandado embora da BAND em uma famosa "reengenharia", ou seja: corte de pessoal. Em entrevista para a revista Brasileiros, de janeiro/09, ele diz: "O que eu quero, porra, é o direito de trabalhar, porra!" e segue: "eu preciso continuar trabalhando pra pagar minhas contas. Eu não tenho vaidade de desfilar com carro do ano".

E convenhamos, está difícil assistir jogos na TV hoje em dia. É quase melhor deixar no mudo do que aguentar Luciano do Valle não falando coisa com coisa, trocando nome de jogadores a cada lance, e aguentar Galvão Bueno se mostrando intiminho de todos os jogadores da seleção, não dá.

Eu quero ouvir "OLHO NO LANCE!! ééééééééééé mais um gol brasileiro, meu povo! Foi foi foi foi foi ele! Rrrrronaldo! O craque da camisa número nove!".

Por isso eu imploro:

VOLTA, SILVIO LUIZ!




6 comentários:

  1. Melhor post do blog.
    Sou fã do Silvio. Muito bom ele narrando qualquer jogo, principalmente aqueles que tem jogadores folclóricos.
    Saudades. Lembro do cara desde os tempos da saudosa Record. Volta.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkk
    Silvio Luiz rules!
    Faria muito bem às transmissões esportivas a sua volta.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma sacanagem na TV brasileira dos Galvões, Faustões, Miltões... E a band, agora, tem como locutor o Téo "nããão perde maaaais" José, que entende tanto de futebol quanto eu de mecatrônica.

    Mas o Sílvio Luiz está no Band Sports, não?

    ResponderExcluir
  4. sou super a favor dessa volta!
    estou espalhando o manifesto.

    e tenho a mesma duvida do vinicius: o silvio luiz esta na band sport, não?

    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Vinícius e Chica, sim, ele está na BandSports, mas quem tem BandSports nessa vida? Queremos ele na TV aberta de novo! Acerta o seu daí que eu arredondo o meu daqui. #silvioluiz

    ResponderExcluir
  6. Revendo o lance narrado pelo Silvio. Incrível a caneta que o The Flash dá no zagueiro do Mengo.

    ResponderExcluir