Você sabia? - Puma

Você sabia que a Puma foi fundada pelo irmão do dono da Adidas? Pois é, a família Dassler é podre de rica.
Adolf Dassler cujo apelidinho fofo era Adi, junto com seu irmão Rudolf Dassler, com também apelidinho fofo Rudi, fundaram em 1924 (ui!) uma fabriqueta de sapatos de pano com um nome Waissfuther da vida.

Tempos depois, com a fabriqueta crescendo, expandindo e dando dinheiro, claro que a lemãozada brigou, e foi um pra cada lado. Adi Dassler abriu então a Adidas, junção do apelidinho fofo com o sobrenome. E Rudolf fundava a Rudi.

Uma alma inteligente, amiga de Rudi, falou. "Aftas ardem, cara! Nada ver esse nominho escroto! Coloca PUMA que é um animal forte, rápido, viril... aff diliça! Tudo de bom esse nome!" E então Rudi o escutou e mudou o nome pra conhecida PUMA.

-Rudi, muleque fafado!

Mas a história mais interessante aconteceu em 1970, durante a Copa do Mundo. Os alemães que me perdoem, mas como são uns bandos de fiodaputa, um irmão sempre chifrava o outro. Tinham acordado em não usar o Pelé pra fazer propaganda, mas o meninão Rudi Dassler tinha combinado com o Pelé uma açãozinha de Marketing.

No jogo contra o Peru, quando o árbitro estava com o apito na boca pra apitar o início do jogo, Pelé pediu alguns segundos pra amarrar sua chuteira. Com isso, todas as câmeras de TV deram um close no seu pé, calçando uma chuteira PUMA. Gênio! Não Pelé, mas Rudi! Gênio filhodaputa do caramba! A repercussão foi grande e a Puma lucrou baldes de dinheiro. Todos os futebolistas queriam uma chuteira igual do Pelé.

Com a crise internacional no início dos anos 90 a Puma sofreu um baque. Muita gente mandada embora, isso e aquilo. Mas de 97 pra cá, depois de vendida para um grupo americano, com presidente novo, e investindo no Design dos produtos e patrocínios com Fórmula 1, atletismo africano e grandes Seleções do mundo, a empresa vem subindo forte no mercado e já dispõe de popularidade de uma marca requintada de materiais esportivos.

-Por trás do negão não, hein! Sua.. sua... sua Puma!

Aviso aos amigos que no Wikipédia existem muitas informações erradas acerca da marca. Não procurem saber muita coisa por lá.

BeijosmeliguanomeucelularLGShine. $$
Ah! E isso não foi um post pago. Quem e dera ganhar dinheiro fazendo isso.


6 comentários:

Postar um comentário

 

Autores

Minha foto

Corinthiano Apostólico Romano, trabalhador do petróleo brasileiro, empreendedor da Santa Querupita Clothing Co., fotógrafo, corredor, mountain biker, Lu Patinadora e apaixonado pela Ilanna.

Apoio