Cozinha maravilhosa do Cassete - Empanadas!

Pra muita gente, quando se fala em Argentina pensam em Tango, Maradona e churrasco. Eu penso em panelaço, cigarro e... EMPANADAS!

A empanada Argentina é uma das invenções que deveriam ganhar Nobel. Aqui no Brasil quando estamos com fome e queremos coisas rápidas temos que ir ao McDonalds. Pra pedir coisas em casa, ou é esfirra do Habib's ou são lanches e pizzas. Tudo que demora pra caraleo pra chegar.

Na Argentina eles entregam empanadas. Simples, rápido, prático. Empanadas de frango, de carne, de rockfort. É, eles adoram rockfort.

Eu vivi uma semana só com empanadas, e sim, engordei, claro. Mas são muito boas, realmente. Ligava na "Casa de las Empanadas" que fica na esquina da Av. Cordoba com Anchorena, creio. Pedia para entregar no apartamento. Coisa linda de Deus.

Estes dias, morrendo de vontade de comer empanadas e vendo a passagem pra BsAs a 300 Reais, cacei uma receita pra fazer em casa. E tá aí, pra você também mandar ver numa empanada porteña.
(tive que traduzir, então não liguem pro portuñol)

Ingredientes para a massa

500g de farinha de trigo
200g margarina
2 gemas de ovo
1/2 colherinha de sal
1 colherinha de açucar
1 colherinha de fermento em pó
Água

Procedimento

Misture a farinha com a margarina em uma vasilha, e com um garfo vá apertando a massaroca até ficar homo(ui!)gênea. Junte os outros ingredientes e vá amassando com as mãos até a massa parar de grudar nas mãos.

(Este blog recomenda que se lave as mãos antes de fazer a receita)

Deixe a massa repousar por 10 minutos. Coloque-a para assistir History Channel em um Puff macio. Depois deste tempinho para a beleza, estire a massa com um rolo e corte em rodelas de mais ou menos uns 15cm de diâmetro. Recheie com o que mais gostar. Queijo, presunto, frango desfiado, etc. Depois é só fechar como um pastel, mas dobrando as beiradas.

Pinte as empanadas com gema de ovo e deixe no forno por 15 min.

Já Elvis. Empanadinhas argentinas prontas pra você.
Buen provecho!


3 comentários:

Postar um comentário

 

Autores

Minha foto

Corinthiano Apostólico Romano, trabalhador do petróleo brasileiro, empreendedor da Santa Querupita Clothing Co., fotógrafo, corredor, mountain biker, Lu Patinadora e apaixonado pela Ilanna.

Apoio