Tite e Corinthians. O fim de um ciclo vitorioso mas desgastado.



Tite terá minha gratidão eterna. 2011 e 2012 foram os anos de maior alegria para toda a nação corintiana desde sua fundação em 1910. Um time que dominou todos os clássicos, ganhou Paulista, Brasileiro, Libertadores, Mundial e Recopa. 

O treinador que sempre se mostrou correto, apaixonado pelo que faz e muito profissional me emocionou em sua entrevista onde foi comunicado que seu contrato não seria renovado para 2014. Cheguei a pensar o se era mesmo hora de cessar a Titebilidade no Corinthians. Mas veio o jogo contra o Vasco, em casa, e mais um 0 a 0. Mais um jogo horrível de assistir.

Tite pegou um time bem montado de Mano Menezes, em boa fase, conseguiu melhorar o que já era bom, ganhou tudo, e quando a equipe caiu, caiu junto. Mostrou-se refém de um esquema, de jogadores, não mostrou versatilidade e o mais preocupante: faltou coragem de mudar, de arriscar. 

Adenor mostrou suas limitações no momento ruim da equipe que envelheceu, que não tem a mesma vontade de outrora, que precisa sim de uma reorganização e reestruturação (o que não quer dizer que precisa mudar tudo). Tite insiste em um padrão tático defensivo em demasia, não arrisca, não coloca jogadores com mais vontade, se prende à história dos jogadores. Técnico tem que colocar pra jogar quem está melhor. Pato, por mais criticado que seja, marca gols e é banco.

Pode ser que um técnico vitorioso chegando, com a troca de algumas peças já gastas pelo tempo como Danilo e Emerson, pode trazer uma nova fase vitoriosa ao alvinegro que carece de novas idéias, carece de renovação, tanto dentro quanto fora dos gramados. A mentalidade deve ser a mesma, mas deve ocorrer o rejuvenecimento das percepções e jogadores. 

TUdo nessa vida tem um fim. E aceitar o fim faz parte da vida. Obrigado, Tite, pelos momentos fantásticos, pela dedicação e pelos títulos. Nunca vou esquecer você segurando a faixa "The Favela Is Here". Boa sorte, onde quer que seja. Você merece. E até logo, se Deus quiser.

Vai, Corinthians!


0 comentários:

Postar um comentário

 

Autores

Minha foto

Corinthiano Apostólico Romano, trabalhador do petróleo brasileiro, empreendedor da Santa Querupita Clothing Co., fotógrafo, corredor, mountain biker, Lu Patinadora e apaixonado pela Ilanna.

Apoio