Cuide-se! Corrida é para ser um sonho, não um pesadelo


Geralmente não gosto de escrever sobre assuntos muito sérios por aqui. Sempre coloco piadinhas e ironias nos meus textos, mas dessa vez não cabe. É um assunto triste e muito importante.

Para nós que já estamos acostumados às corridas de rua, não tem muito segredo e estamos calejados de saber que devemos fazer um acompanhamento médico. Não só para corrida de rua, mas para a grande maioria dos esportes é importante saber se você tem aptidão física, se não sofre de algum problema cardíaco ou de outra ordem que possa impedir a prática ou levar até à morte em alguns casos.

No último sábado, corri aqui em campinas a prova Fila Night Race 2013. Organização básica das corridas aqui em Campinas, nada de extravagante. Por volta de 3km depois da largada, vi os corredores se afunilando e ao chegar ao local, duas ambulâncias davam cobertura para uma equipe de para-médicos que tentava insistentemente reanimar um homem, que provavelmente sofreu algum tipo de parada cardíaca e/ou respiratória. O homem estava com roupa de corrida. E confesso: aquilo me abalou.

Durante a semana fui informado de que o tal homem faleceu. Nada oficial (que fique claro), já que nenhum veículo de imprensa publicou o fato, muito menos o site da prova e a marca envolvida. Corredores que ficaram por lá depois da corrida é que me informaram do falecimento.

Por ter acontecido no terceiro quilômetro, creio que o socorro foi muito rápido. Ponto para a organização, que cumpriu muito bem os requisitos de segurança. Mas o que poderia ser divulgado pela Fila, e poderia ser visto como uma oportunidade de uma campanha de conscientização para que as pessoas procurem médicos antes de iniciarem uma atividade física ou que não vá para uma corrida caso não tenha condições para tal, virou somente um caso a ser abafado para que a marca não saia arranhada, que o evento não seja "queimado". O dinheiro fala mais alto.

Pois então, minha parte eu faço. Por favor, se não treinou, se não está se sentindo bem, não vá correr, não faça uma corrida e muito menos tente se superar, fazer tempo, se esforçar além do que seu corpo aguenta. Vá a um médico, faça uma avaliação física completa e certifique-se que reúne condições para a prática de esporte.

Esporte é saúde. 99% das pessoas que vão nestas corridas são corredores amadores. Não tente GANHAR a corrida. Todos queremos é um estilo de vida mais saudável. Corrida tem que ser uma diversão, não um desafio árduo que deve ser conquistado a qualquer custo.

Tomem todos os cuidados. Corram bem para correr sempre. 
Um abraço. E que Deus conforte as pessoas próximas do atleta que vi sendo atendido. 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Autores

Minha foto

Corinthiano Apostólico Romano, trabalhador do petróleo brasileiro, empreendedor da Santa Querupita Clothing Co., fotógrafo, corredor, mountain biker, Lu Patinadora e apaixonado pela Ilanna.

Apoio