O caminho do Flamengo

Diretoria do Flamengo é piada pronta.

O Flamengo é sem dúvida o clube mais popular do Brasil, e um dos mais conhecidos e idolatrados mundialmente. O clube que mais arrecada no Brasil, maior receita, maiores patrocínios, maiores bilheterias.

Era pra ser o maior clube do Brasil, com folgas. Mas não é bem isso que acontece.

O rubronegro é um dos times mais endividados do Brasil. Não paga salários em dia, não tem um mínimo de planejamento, todo mundo manda, todo mundo desmanda.

Vamos fazer uma retrospectiva de acontecimentos só no Brasileirão 2008.

- Início de Campeonato Brasileiro. O Fla despontou como grande favorito ao título depois de um aproveitamento de mais de 80% dos pontos nas primeiras partidas.

- Chega a janela de transferências da Europa. Saem os principais jogadores do meio pra frente. Marcinho, Renato Augusto e Souza. O Flamengo não tinha previsto essas saídas, o time sentiu. 21 pontos disputados, 2 pontos conquistados. A diretoria corre atrás de reforços e consegue contratar somente alguns jogadores medianos.

- Márcio Braga, o presidente, diz que está preparando a festa do Hexa, estoura champagne e tudo. Isso faltando inúmeras rodadas para o fim do campeonato e o Flamengo ocupando a quinta colocação.

- Fim de Campeonato. Flamengo tropeça no Atlético Paranaense e, com esse resultado, fica fora da Libertadores/09.

- Ronaldo Fenômeno, o maior artilheiro da história das copas, 3 vezes eleito melhor jogador do mundo, que treinava na Gávea há 4 meses, e que dizia que seu sonho era vestir a camisa do Flamengo, assina contrato com o Corinthians e crava: Estive treinando por lá há 4 meses e nada foi me apresentado, nem um projeto, nem uma idéia, nada.

- Hoje o Flamengo diz que vai repatriar Adriano, que nasceu no Fla, para fazer frente à contratação corintiana. Mas é só raciocinar um pouco. O Adriano é um problema na Itália. Causou confusões no São Paulo, que é um clube estruturado e em uma cidade sem muitos atrativos para quem quer vida mansa. Já no Rio, Adriano terá todas as regalias de um Imperador, e as tentações como vizinhas. Alguém tem dúvida que isso não dará certo?

Ontem, assistindo o Arena SporTV, vi Caio Jr., que foi técnico do Fla por todo o ano, dizer que por lá não há uma palavra dita em reunião fechada que não é publicada na imprensa. Que a infra-estrutura oferecida aos jogadores é ridícula. Que no tal "Ninho-do-Urubu" sequer há uma academia para os jogadores, que não sei onde não tem refeitório, não podendo assim treinar em dois períodos.

Ou seja. O Flamengo é uma vergonha.

Eu, como corintiano, sinto vergonha pelos torcedores rubronegros, que lotam estádios, que empurram o time, e que são obrigados a engolir esse tipo de coisa.

Torcedores flamenguistas, ontem, estavam revoltados com Ronaldo. Queimavam fotos do Fenômeno, o chamavam de traíra.
Mas pense bem. Com quem deveriam estar revoltados? Quem é o traíra em questão?

O Corinthians sofreu o rebaixamento depois de anos com uma diretoria incompetente, que arruinou o clube. Palmeiras passou pelo mesmo calvário, assim como Botafogo, Atlético Mineiro e agora, em 2009, será a vez do Vasco, que teve em Eurico Miranda e Roberto Dinamite exemplos de como não gerir um clube de futebol.

O Flamengo caminha a passos largos para a ruína em curto ou médio prazo.
E da maneira que estão caminhando, a consequência será inevitável.

Que essa diretoria tome como exemplo todos os clubes citados acima, e não espere cair para se reorganizar, reconstruir.

Que essa nação de mais de 30 milhões faça alguma coisa, pelo amor de Deus. A do Vasco tirou Eurico. A do Corinthians tirou Dualib e os dois clubes iniciaram uma nova fase, visando o futuro.

Força, torcida! Faça alguma coisa!


9 comentários:

  1. Concordo com tudo o que disse.
    Mesmo não sendo Flamenguista, e na verdade tendo horror ao time por ser vascaína [rs], acho que a culpa realmente está sendo direcionada pra alguém que não tem o controle da situação por completo, no caso o Ronaldo.

    A torcida tem que aprender a separar as coisas e tomar uma atitude plausível.

    ResponderExcluir
  2. Querido,
    Como te disse encontro um monte de pequenos detalhes que acabam por não deixar seu pensamento perfeito.
    Frequento o ninho faz, pelo menos, 16 anos. Querendo a gente bate um papo melhor sobre tudo isso em off.
    Mas o que me fez comentar foi a visão do que é o Fla.
    Sou corinthiana, mas aprendi a gostar e respeitar o clube como atleta e frequentadora.
    Acho triste essa situação toda, e todos nós, flamenguistas ou não temos que lamentar a vergonha que está aquilo lá.
    Se perdeu o Ronaldo pro Corinthians, foi mais que merecido. Aliás, Ronaldo no Flamengo agora não seria nada mais que um desperdício de oportunidade.
    Beijos
    /isydronio
    ;)

    ResponderExcluir
  3. São amadores os dirigentes do Fla.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você. Você ainda não comentou sobre o caso do patrocinio da camiseta que também foi uma sacanagem.

    ResponderExcluir
  5. A situação do Flamengo é complicada. Mas o time vem se estruturando aos poucos. Ainda tem muita gente que manda, mas já existe algum projeto.

    ResponderExcluir
  6. Kattie:
    Torcida é instinto. Precisa ter liderança.

    Tulio:
    Atóron Polêmica. hehe

    Ira:
    Te mandei um direct. Claro que quero conversar mais sobre isso.

    Carlos Pizzato:
    São amadores e estão prejudicando o clube.

    Flávio:
    Você quis dizer sobre a Nike e a Olympicus?

    Vinicius:
    Qual é o projeto? Tá por dentro do que tá rolando? escreve pa nuy aí.

    ResponderExcluir
  7. o Flamengo não perdeu o Ronaldo, o Corinthians foi quem ganhou uns quilos a mais. hehe

    estou aliviado com a não vinda do Fofômeno pra Gávea, na boa.

    não sei porque tem rubro-negro revoltado com a notícia; o cara não representa nada pra história do clube, nunca jogou no Mengão [e agora, devido ao ódio produzido - e alimentado pela imprensa carioca -, nem pintado de cobra-coral poderá vir a jogar].

    mas nego tem é memória curta mermo,,, o que ganhou o Mais Querido com as vindas de Edmundo e Romário, por exemplo? um par de crioquinhas e,,, e,,,

    e o Adriano também não vem, ufa!!! esse é outro 'merdeiro' que iria apavorar muito na náiti carioca e jogar pouco nos gramados.

    acompanho o Mengão toda minha vida, ou seja, até vi Zico jogar, e muito! [mas não sou tão velho hehe, meu pai me levava ainda moleque ao Maraca].

    eu sonho com Leonardo [Milan] um dia sendo presidente do Mengão; e Júnior [Capacete] vice-presidente, encarregado do futebol.

    e o Zico,,, ele é 'o cara', não precisa de cargo no clube, o Eterno Galinho de Quintino já faz e representa muito apenas sendo quem é.

    Mas,,, ninguém, nem mesmo o Camisa 10 da Gávea, é maior do que o Flamengo.

    É isso que essa molecadinha nova e revoltosa com o Ronalducho tinha q botar na cabeça.

    ResponderExcluir