Galaxy S com Android 4.0 Ice Cream Sandwich - Introdução

Você, meu amigo, minha amiga, detentor de um Samsung Galaxy S, que tanto custou pra comprá-lo, fica vendo lançamento de Galaxy SII, de Galaxy SIII e pensa QUANDO vai poder disfrutar de tudo isso. Seus problemas se acabaram!


Claro! Porque você tem um ótimo aparelho em mãos! Sim, o Galaxy S ainda é um ótimo gadget e só ficou tão pra trás porque, por interesses dos fabricantes, não foi mais atualizado com o que há de melhor nas novas versões do Android. A Samsung decidiu que não iria atualizar o SGS para o Android 4.0 ICS, para ganhar mercado com o Galaxy SII e posteriormente o SIII. Atualizando o bichinho, ele ganha gás por muito tempo e você não vai precisar trocar sempre de celular. O Ice Cream Sandwich funciona perfeitamente no nosso SGS (com excessão da TV Digital).

Mas quem disse que você não pode ter tudo isso no seu querido Galaxy S? Pela graça divina, o Android é Open Source. Ou seja: se você é programador ou simplesmente um curioso, você pode baixar o Android dos servidores do Google e fuçar, trabalhar o código dele da sua maneira, e com isso, adaptá-lo para o seu celular.

Óbvio que você não vai fazer isso. Já existem muitas pessoas fazendo isso por você. As Custom Roms (ou sistemas Android customizados) são uma realidade cada dia mais presente na vida dos usuários mais hardcores de dispositivos Android. Hardcores porque a atualização de sistema operacional em um celular é um processo relativamente complicado de um usuário comum fazer. Exige sim um bom tempo de estudo para entender como funciona e o que fazer em caso de algum problema acontecer.

Mas por conta de desenvolvedores como CyanogenMod, MIUI e Android Open Kang Project (AOKP), temos ótimas opções de Roms para nosso querido Galaxy S I9000/I9000B (o nacional com TV digital é tem essa letra B no fim do modelo, e seu hardware é diferente do internacional).

E tem mais boas notícias. Estes desenvolvedores não só adaptam os sistemas para seu aparelho, como, e principalmente, fazem grandes melhorias no sistema, dando mais autonomia para você configurar seu celular do seu modo, visuais muito mais bonitos que o original da sua operadora, além de grandes modificações no sistema que levam a uma melhor economia de bateria e recursos do celular.



Nos próximos posts vou ensinar a fazer essa bendita atualização. Mas se você não quer esperar, pode sair pesquisando e lendo bastante os fóruns BrasilDroid e XDA Developers!

Aguardeammm...

 

Autores

Minha foto

Corinthiano Apostólico Romano, trabalhador do petróleo brasileiro, empreendedor da Santa Querupita Clothing Co., fotógrafo, corredor, mountain biker, Lu Patinadora e apaixonado pela Ilanna.

Apoio