SOPA e PIPA: parece festa, mas não é

Não se fala em outra coisa na internet do que essas duas siglas. Quer dizer, tem a Luiza, mas ela está no Canadá, então nem falarei dela aqui. O assunto é um pouco mais sério que uma maluca cujo pai resolveu fazer merda falar dela na TV. Aliás, se realmente aprovarem o SOPA e o PIPA, não teremos mais Luiza no Canadá ;)

Explico. SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect IP Act), são dois projetos que estão rolando no congresso dos EUA que visam proteger o conteúdo intelectual e os direitos autorais das grandes corporações de entretenimento de uma forma muito saudável: bloqueando tudo. Sendo assim, qualquer site que publique algum conteúdo que não seja próprio, seja uma mera imagem ou um longa metragem, pode ser fechado sem qualquer aviso ou processo. Sim, simplesmente fechado e sem aviso. Nosso querido Lado B seria uns dos primeiros alvos, e você conseguiria viver sem esse blog? Não, não conseguiria.

E você pode pensar "ah, mas o projeto é só nos EUA!". Pois é, mas dá uma olhadinha em tudo o que usamos hoje na internet: Twitter, Facebook, Youtube, Vimeo, Foursquare, Google e, consequentemente, o Blogger, que hospeda nosso site. Legal, né?

Vários sites continuam prostestando, mas até o momento deste artigo nada foi definido. E já que não podemos simplesmente ligar para um congressista americano e ameaçá-lo de morte tentar convencê-lo do contrário, só nos resta acompanhar o que andam aprontando na terra do Tio Sam.


Our Internet from m ss ng p eces on Vimeo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Autores

Minha foto

Corinthiano Apostólico Romano, trabalhador do petróleo brasileiro, empreendedor da Santa Querupita Clothing Co., fotógrafo, corredor, mountain biker, Lu Patinadora e apaixonado pela Ilanna.

Apoio