Onde estão os meus Róits?

Hoje escreve no Lado B Roniel Felipe, Ronin, meu bródi, meu irmão preto, o Marronin da dupla Bruno e Marronin. Parceiro de buteco Pulo do Gato pra ver o Coringão jogar.

*** *** ***

O Brasil tem mar, o mar tem sal. O mar brasileiro só não é mais salgado que o preço do Ipad na Fenac, mas tem muito sal. Também temos uma rica camada pré-sal. Essa camada é mais rica que o sujeito que compra 5 Ipads na Fenac. Ela é rica porque tem petróleo. O dinheiro obtido com a extração do petróleo, a principio, seria partilhado para os estados brasileiros. Porém, partilha igualitária e politicagem é uma mistura tão harmoniosa quanto um jogo de hockey entre judeus e palestinos. Não rola.

O Rio de Janeiro, ex-capital do Brasil e atual império do Imperador Adriano, tinha planos de contar com uma bela parcela dos royalties do pré-sal para bancar (e superfaturar) as Olimpíadas e a Copa do Mundo. Não rolou, ao menos por enquanto. A negativa por parte do governo resultou na choradeira do COB (O Comitê Olímpico Brasileiro) [não o mascote das Olimpíadas de Barcelona - a redação] que tem influenciado o povão carioca. Astros do futebol, funkeiros, djs, mulheres frutíferas e todos os espécimes nativos da terra maravilhosa entram na luta pelo direitos dos róitis. Prevejo futuramente uma versão de We Are the Word com gente do Rio. Tudo em prol dos róitis. Vi numa reportagem um sujeito humilde, cara de trabalhador assalariado reclamando seus “róitis”. Esse país é engraçado. O caboclo que exige os royalties hoje, é o brasileiro que vai ver Copa pela TV daqui alguns anos.

É por isso que somos e sempre seremos o País do futuro. A gente não tem onde cair morto, mas temos o dom de beber Sidra Cereser e arrotar Chandon. No fundo, acho que eu também quero meus róitis. Vou voltar na Dilma na esperança que o programa Róitis 10 seja mais beneficente que o fome zero. Se o saudoso Mussum estivesse entre nós, com certeza ele usaria os róitis pra compra o mézis.

Eh Brasil.
É nóis no róitis, mas afinal pra que eles servem?


2 comentários:

Postar um comentário

 

Autores

Minha foto

Corinthiano Apostólico Romano, trabalhador do petróleo brasileiro, empreendedor da Santa Querupita Clothing Co., fotógrafo, corredor, mountain biker, Lu Patinadora e apaixonado pela Ilanna.

Apoio